Apoio à Comunidade
Banco de Ajudas Técnicas (BAT)

O Banco de Ajudas Técnicas é uma resposta social dirigida a pessoas dependentes ou portadoras de deficiência e que apresentem, por motivos de doença ou outro impedimento, diminuição de autonomia a nível físico e/ou cognitivo e, neste sentido, manifestam necessidade de recorrer ao uso de uma ajuda técnica (camas articuladas, andarilhos, cadeiras de rodas).
Objetivos
- Melhorar a qualidade de vida dos seus utentes e possibilitar a manutenção dos mesmos, nos seus próprios domicílios;
- Apoiar os utentes de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar, minimizando as situações de incapacidade física e/ou mental das pessoas mais isoladas e dependentes;
- Assegurar aos utentes a satisfação das suas necessidades básicas.
Gabinete de Apoio à Família (GAF)

O GAF é uma resposta social dirigida a todas as famílias e indivíduos, residentes na Ilha Terceira, em situação de vulnerabilidade socioeconómica. Esta resposta surge como agente mediador/facilitador no que concerne às problemáticas/desafios colaborando na resolução dos mesmos.
Objetivos
- Fomentar condições de apoio às famílias de modo a estruturarem-se e inserirem-se socialmente;
- Promover o equilíbrio bio-psico-social e consequentemente a melhoria da qualidade de vida dos grupos socialmente excluídos e/ou economicamente carenciados.
Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC)

O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC) tem como objetivo o combate à pobreza e exclusão social em Portugal, através da distribuição de géneros alimentares e/ou outros bens de consumo básico, bem como o desenvolvimento de medidas de acompanhamento que promovam a capacitação das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Neste âmbito, foi celebrado um Protocolo de Parceria com o intuito de garantir o envolvimento e a consolidação de sinergias entre a entidade coordenadora e entidades mediadoras na concretização deste programa, assumindo a Casa de Povo de Porto Judeu o papel de entidade mediadora.
Medida 1
Aquisição e distribuição de géneros alimentares e/ou bens de primeira necessidade
Tipologia de Operações 1.2.2
Distribuição de géneros alimentares e/ou de bens de primeira necessidade – Açores
Fundo
Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC)
Código Universal
POAPMC-01-74F2-FEAC-000170
Código de Concurso
POAPMC-F2-2022-02
Entidade Coordenadora
ASTECIA – Associação Terceirense de Combate à Insuficiência Alimentar
Entidade Mediadora
Casa do Povo de Porto Judeu (CPPJ)
Data de Início 17 de Abril de 2023
Data de Fim 15 de Dezembro de 2023
Número destinatários abrangidos pela CPPJ
47 agregados familiares/144 pessoas
Serviço de Apoio Alimentar Social (SAAS)

O SAAS constitui-se como uma resposta de intervenção social que tem como objetivo suprir as necessidades a nível da alimentação das pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, através da disponibilização de refeições.
Este apoio pressupõe uma estrutura já existente e em funcionamento para outras respostas sociais, de forma a maximizar os recursos já existentes.
Objetivos
- Promover o bem-estar e a qualidade de vida dos indivíduos e famílias, garantindo o acesso a uma alimentação saudável e equilibrada.