Historial da Casa do Povo
da Vila de Porto Judeu

Inicialmente foi formada a Sociedade Filarmónica Recreio Santo António de Porto Judeu, com estatutos datados de 5 de Dezembro de 1932 e aprovados pelo Governador Civil de Angra do Heroísmo em 14 de Dezembro de 1932, possuindo já filarmónica que terá sido formada pelo Padre Frederico Amâncio Almeida Mendes, denominada Filarmónica Santo António, estreada em 3 de Abril de 1904. A sede foi construída entre 1931 e 1936, cujo edifício foi demolido em 1989, para dar lugar ao actual edifício Sede da Casa do Povo.

Foi aquela Sociedade dissolvida em 1935, passando a integrar a Casa do Povo de Porto Judeu, criada em 27 de Maio de 1936, organismo criado pelo Estado Novo, e que apoiava actividades culturais, recreativas e desportivas, sob a tutela do Estado.

Desenvolvia atividades com filarmónica, Grupo Desportivo, Teatro, Danças de Carnaval e de Apoio Social.

Devido a rivalidades na realização de danças de carnaval, surgirão dois partidos, oriundos da Casa do Povo, “Castelhanos” da dança da Batalha da Salga e “Ciganos” da dança sobre uma família Cigana, que mais tarde formaram filarmónica, grupo de teatro e sede próprias.

A filarmónica Santo António da Casa do Povo extinguiu-se pouco depois das outras duas estarem formadas.

Atualmente, a Casa do Povo de Porto Judeu detém o edifício denominado Centro Comunitário, inaugurado em Agosto de 2000, onde funcionam atualmente a Creche e Jardim-de-infância. O Edifício Sede que alberga os serviços da loja do RIAC, Posto da Unidade Saúde Familiar da Vila de Porto Judeu, Centro de Reabilitação Física, Consultório de Medicina Dentária, Departamento de Transportes especializado no transporte de crianças, idosos e outros utentes com mobilidade reduzida, Loja Solidária “O Cantinho da AJUDA”, Sala de reuniões e Arquivo da Casa do Povo, salão de festas e cozinha de apoio ao mesmo e Parque Infantil de apoio ao Centro Comunitário. Construiu o novo Centro Social inaugurado a 21 de Junho de 2015, onde funciona o Centro de Atividades dos Tempos Livres, Centro de Dia, Lavandaria, Banco Alimentar, Banco de Ajudas Técnicas, Apoio Social, Apoio Domiciliário e Cozinha Industrial de apoio a todas as valências da Casa do Povo, bem como de apoio ao serviço de Catering e Take Away da própria Instituição denominado, CasaCatering. Recentemente adquiriu o Edifico nº 15, sita no Largo Santo António onde funcionam os serviços Administrativos.

No âmbito cultural destaca-se na formação de escola de violas e de canto coral e também pelas danças de carnaval e permanecem vivas ao longo de várias décadas.

No plano desportivo viu nascer o Grupo Desportivo Casa do Povo de Porto Judeu onde participou com uma equipa de Futsal inscrita na INATEL e onde foi Campeão Regional na época de 2008/09 e representou a Região dos Açores no apuramento do Campeão Nacional da INATEL onde ficou em 3ª Lugar. De seguida, a mesma, inscrita na Associação de Futebol de Angra do Heroísmo em 2010 foi Campeã de Futsal na época 2014/15, militou na segunda divisão nacional na época 2015/16 e posteriormente disputou o campeonato regional de Futsal da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo.

O mesmo Grupo Desportivo, criou em Setembro de 2014, um departamento de dança desportivo que conta com o grupo RITMUS – Academia de Dança do Porto Judeu.

galeria